um processo: medos e inseguranças

By ALEXANDRA - fevereiro 19, 2018

 Um café com bastante leite


Eu, assim como você e todas as pessoas do mundo, passo por processos na vida. Desde a infância, e principalmente nela, passamos por situações e vivenciamos momentos que agregam um pouco mais de tijolos na construção de quem nos tornamos. Por isso, é incrível conhecermos a história das pessoas, porque aí então temos a oportunidade de entender o motivo de estarmos onde estamos ou de enfrentarmos o que enfrentamos.

'No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. '
1 João 4:18

 Acredito que o medo sempre veio acompanhado da insegurança na minha vida. Na infância sempre fui muito insegura (muito mesmo gente). Eu nasci prematura. Com 8 meses de vida dentro do ventre de my mother e já queria sair pra cá, então nasci com algumas deficiências físicas nas mãos e nos pés, que talvez eu nem considere mesmo ''deficiência''. Mas o fato é que isso foi um dos motivos de na infância eu ter medo de não ser aceita, e por isso sempre me sentir insegura nas relações que eu desenvolvia com as pessoas a minha volta. Além das ''zoações'' pela aparência física, que sei que não aconteceram apenas comigo, eu não conhecia minha verdadeira identidade (que na verdade vem sendo impressa em mim aos poucos desde que conheci o amor de Cristo). E hoje eu entendo que o fato de não saber quem eu era realmente ajudou no resultado de uma pessoa insegura, que não se sentia bem no meio dos colegas e deseja ser realmente ''gostada'' e não de receber ''pena'' ou ''dó'' das pessoas.

 Como escrevi acima, a minha verdadeira identidade vem sendo impressa em mim pouco a pouco depois que pude conhecer o amor de Jesus Cristo. Só então eu me senti verdadeiramente amada, e descubro a cada dia mais a respeito desse amor, e que Cristo sabe como me senti e como me sinto porque Ele também se sentiu assim quando veio até aqui. Então, todo o medo e insegurança enfim foram embora do meu coração e mente? Não. Eu continuo no processo de abandono de todas essas coisas, e a cada dia eu venço um medo, como por exemplo, falar com um professor que me intimida na faculdade com o jeito dele, ou de ser sincera em relação ao que estou vivendo no momento (ser vulnerável). Para mim, a cada vez que venço o medo nas situações diárias, me sinto uma vencedora e tenho ainda mais convicção de que por ter conhecido a Cristo, e descoberto a minha identidade revelada por Ele, eu posso vencer o medo e a insegurança que muitas vezes me impediam se ser eu mesma.



''Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” Gênesis 1:26

Eu não preciso calçar uma máscara de ''super mulher'' para impor segurança e coragem. Na verdade, eu tremo quando preciso enfrentar várias situações e eu não quero ter que impor nada, ou mudar meu jeito para me mostrar corajosa ou segura de mim. Não tem a ver com o que as pessoas vão pensar, tem a ver com o quem eu sou. Eu só não quero que os meus medos me intimidem, me aprisionem e me impeçam de viver a plenitude do que O Pai nos deu. Quero desenvolver relações com as pessoas confiando que não estou mentindo pra mim mesma, forçando-me a ser outra pessoa que não eu. Quero não ter medo de tentar, por insegurança de não dar certo. A gente vai errar mesmo, afinal. E podemos tentar novamente, reavaliando o que não estava certo a princípio. Hoje eu enxergo que o tempo todo estou sendo desafiada a abandonar o medo e a insegurança, não para provar a ninguém nada, mas para ter paz comigo mesma e continuar caminhando com o coração leve e a certeza de quem sou. Eu sou filha de um Pai que não me criou para viver aprisionada em padrões quaisquer que querem construir minha identidade em falsas verdades, mas me criou para construir-me nos fundamentos de quem Ele e ser o reflexo dEle aqui. E quer saber de mais? Você também não tem que construir sua identidade nos padrões que vê por aí em livros e mídias, mas nos fundamentos do Autor da vida. E O Pai nos criou para sermos a Sua imagem aqui. E Ele sem dúvidas não está aprisionado em medos ou insegurança.

Então, permita-se ser transformado e aperfeiçoado por Cristo. Eu estou nesse processo de transformação a cada dia, e isso é sem dúvidas, maravilhoso. E como eu disse, é um processo que: a medida que permite-se ser transformado, você vai vencendo. Porque um dia Jesus também venceu aqui.


Que o Pai possa nos ajudar a entendermos isso.


Um abraço,

Alexandra.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.